top of page
Buscar
  • Foto do escritorIgor Gouveia

AFINAL DE CONTAS, O QUE É O "MAL DA VACA LOUCA" E COMO ESSA DOENÇA NOS AFETA?

O mal da vaca louca ou encefalopatia espongiforme bovina (EEB) é uma enfermidade causada por um agente transmissível não convencional, chamado de príon, uma proteína infecciosa, que atinge o sistema nervoso central dos bovinos.

Essa doença pode se manifestar na forma clássica, quando há ingestão de alimentos contaminados com o príon infeccioso, ou atípica, quando ocorre uma mutação espontânea de uma proteína natural, sendo esta última muito rara.


A EEB é considerada uma zoonose (doenças infecciosas naturalmente transmissíveis de animais para seres humanos).


De fato foram confirmados dois casos do mal da vaca louca em frigoríficos de Belo Horizonte e de Nova Canaã do Norte (MT) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que foram notificados a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) logo após a confirmação. Essa rapidez na detecção da doença se da pelas medidas de mitigação de risco e medidas sanitárias do MAPA, instituídas por diversos instrumentos regulatórios, abrangendo documentos internos (memorando, instrução de serviço, norma interna) ou externos (portaria, instrução normativa, decreto).

Foto: Paulo Whitaker/AB


Os casos foram caracterizados como atípicos, que ocorre de maneira espontânea e esporádica , não estando relacionados à ingestão de alimentos contaminados. E com a velocidade na aplicação de ações sanitárias de mitigação de risco, não houve risco para a saúde humana e animal.


ALÉM DA NOSSA SAÚDE DE QUE OUTRA FORMA ESSE PROBLEMA SANITÁRIO PODERIA NOS AFETAR?


A economia é um dos fatores mais importantes quando falamos dessa enfermidade, pois se confirmada, há suspensão das exportações de carne bovina para outros países, impactando a economia nacional.


Que foi o que aconteceu com a China, o maior mercado internacional e um dos maiores consumidores de carne bovina brasileira. O país suspendeu temporariamente as exportações. A ação irá durar até que autoridades chinesas concluam a avaliação das informações.


COMO FICAM OS PREÇOS?


A tendência é de que haja uma queda no preço da carne, podendo não ser sentida pelo consumidor nos mercados e açougues. Ainda há muita incerteza de como ficará este setor e suas projeções.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page