Existem vários mitos no campo quando o assunto é a suplementação mineral para bovinos, porém precisamos desfazer esses mitos!
Confinamento e Boitel VFL BRASIL. Foto: Marcella Pereira
Os bovinos sabem de quais minerais precisam
Os animais não tem conhecimento acerca de suas necessidades nutricionais, principalmente dos minerais. É normal que o bovino vá buscar o sal, mas ele não sabe dos requisitos minerais. Depende de nós o fornecimento de uma suplementação adequada para cada tipo de produção e fase que o animal se encontra.
Vale lembrar que se você oferecer vários minerais de forma individual, o animal não vai escolher a partir de sua necessidade e sim com base na Palatabilidade.
Os bovinos irão consumir apenas a quantidade correta para seu peso
Se deixado o suplemento a vontade, o animal irá consumir com base na satisfação e desejo/tolerância ao sal, controle de ingestão e na acessibilidade. Ele não sabe qual deve ser o consumo correto e formulado para ele mesmo, fornecer desta forma só irá aumentar os gastos econômicos e fazer com que o rebanho tenha uma ingestão inadequada desses minerais.
A forragem fornece todos minerais essenciais para os bovinos
As forragens no geral são deficientes em diversas concentrações minerais. Essas concentrações irão variar ao logo da estação de crescimento, assim como a fertilização do solo pode afetar as concentrações de minerais nas forragens.
Além do sal mineral, é importante ter o sal branco
Não é necessário sal adicional uma vez que o suplemento já contiver sal. A adição extra de sal branco só irá fazer com que o suplemento mineral seja diluído, reduzindo a ingestão desses minerais essenciais.
A suplementação mineral corrige tudo
Sem sombra de dúvidas os suplementos minerais são essenciais para uma boa produtividade dentro da pecuária, seja ela de corte ou de leite. Porém, só essa suplementação não é suficiente, o animal precisa receber matéria seca de qualidade, energia e proteína, ter um bom manejo sanitário e uma boa genética, para que a produção desses animais não seja abaixo do padrão esperado.
Estes são alguns dos mitos que mais ouvimos no campo em relação a suplementação mineral para bovinos. Não devemos esquecer de ter um bom conhecimento na base de forragem, em quais alimentos suplementares usar, nas raças que estamos trabalhando e a fase de produção que o animal está, para só assim fazermos uma boa adequação do suplemento mineral.
Comentarios